quinta-feira, 31 de maio de 2012

Desafio nº6- Resolução do problema descontos

Opção da Cláudia:
Desconto: 25%+10% = 35%
Ou seja, pagaria 65% do perfume.

50x65%=32.5€
                                 

   
Opção da lojista:
1º Efetuar o desconto de 25%.
Ou, seja, terá de pagar 75% do perfume.


50x75%=37.5€

 
2º Efetuar o desconto de 10% sobre o valor obtido anteriormente.
Ou, seja, terá de pagar 90% do valor anteriormente calculado
   

37.5x90%=33.75€
Assim, a opção da Cláudia seria-lhe mais vantajosa.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Dia mundial da Energia

Comemora-se no dia, 29 de Maio, o Dia Mundial da Energia. Este dia foi criado em 1981 pela Direção Geral de Energia, com o intuito de sensibilizar as pessoas e líderes mundiais para a grande necessidade de poupar a energia, bem como optar por energias renováveis e mais amigas do ambiente, de modo a deixarmos de estar dependentes de energias fósseis e não renováveis.

A produção e utilização da energia contribui para o efeito de estufa, pelo que é urgente aplicar uma política energética mais eficaz, sustentável e segura.

Tal como outras energias, a eletricidade é um bem essencial e está presente no nosso dia-a-dia. Graças à mobilidade elétrica, podemos deslocar-nos sem emitir gases poluentes para a atmosfera e sem estarmos dependentes de combustíveis fosseis, contribuindo para um melhor meio ambiente.



Para saberes mais clica

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Desafio nº6- Problema dos descontos

A Cláudia foi a uma loja de cosmética comprar um perfume de rosas. Para seu espanto o perfume estava com um desconto de 25%. Ficou contente até porque possui o cartão da loja que lhe dá um desconto de 10% em todos os artigos.
Enquanto esperava na fila para efetuar o pagamento foi fazendo as contas para saber quanto tinha de pagar.
 
Foi atendida pela lojista que entretanto lhe fez a conta da quantia a pagar. A Cláudia ficou surpreendida pois o valor a pagar não era aquele que ela tinha determinado mentalmente. A lojista alegou que primeiro faz o desconto de 25% e só depois o de 10%.


Qual destas opções é mais vantajosa para a cliente?

Resolução do desafio Nº5- Problema das meloas

Sabemos que havia menos de 10 meloas no cesto. Será que o cesto continha 9 meloas?


Se a Maria comeu metade mais meia, quantas meloas comeu afinal?
9:2=4,5
4,5+0,5=5                           
Quantas meloas sobraram?
9-5=4
O Carlos comeu metade mais meia das meloas que sobraram. Quantas meloas comeu?
4:2=2
2+0,5=2,5
Quantas meloas sobraram?
4-2,5=1,5
Logo não podiam estar na cesta 9 meloas porque, se assim o fosse, sobraria 1 meloa e meia e não 1 como a mãe constatou.


Será que o cesto continha 8 meloas?

A Maria comeria: 8:2+0,5=4,5
Sobravam: 8-4,5=3,5
O Carlos comeria:
3,5:2=1,75
1,75+0,5=2,25
Sobravam:  3,5-2,25=1,25
Logo não podiam estar na cesta 8 meloas porque, se assim o fosse, sobraria 1 meloa e 1 quarto, não 1 como a mãe constatou.


Será que o cesto continha 7 meloas?

A Maria comeria: 7:2+0,5=4
Sobravam: 7-4=3
O Carlos comeria:
3:2=1,5
1,5+0,5=2
Sobravam:  3-2=1
Logo estavam na cesta 7 meloa.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

NOVIDADES

 É tempo de estudar, para depois poder aproveitar!

A biblioteca dispõe de vários manuais de preparação de exames, para várias disciplinas. Aproveita, requisita e toca a estudar para teres melhores resultados. Aproveito para dizer que podem levar da biblioteca exemplares de exames dos anos anteriores, que temos em stock.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Resolução do desafio nº4- Caso yugusan (Adaptado de Margarida Marti,2003)


Resolução do desafio nº4-  Caso yugusan (Adaptado de Margarida Marti,2003)
Nem acredito que ponderaram recorrer ao uso de armas!!!
Este problema resolve-se, muito facilmente, através do diálogo.
Se repararem bem, um necessita da polpa do fruto e o outro das sementes.
Assim apenas só com um fruto conseguiam salvar a vida dos vossos familiares.
Entendes agora como é importante ler com atenção e discutir, com calma, os problemas?









sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dia internacional dos museus

MUSEUS EM FESTA 2012


Em 1977, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) criou o Dia Internacional dos Museus, assinalado no dia 18 de maio, com o intuito de sensibilizar o público para o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. Desde então, este acontecimento tem beneficiado de uma popularidade crescente, sendo celebrado em todos os continentes.

O tema escolhido pelo ICOM para as comemorações do Dia Internacional dos Museus em 2012 é: “MUSEUS NUM MUNDO DE MUDANÇA: Novos Desafios, Novas Inspirações”.

A Noite dos Museus, iniciativa proposta em 2005 pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França, realiza-se este ano a 19 de maio, sábado.

O Instituto dos Museus e da Conservação associa-se mais uma vez a estas comemorações: os museus e palácios do IMC estarão abertos gratuitamente nestas ocasiões – dia 18 entre as 10h00 e as 18h00 e no dia 19 a partir das 18 horas até por volta da meia-noite – e proporcionarão a todos os visitantes um conjunto de iniciativas muito diversificadas.

Muitos outros espaços museológicos integrados na Rede Portuguesa de Museus aderem igualmente a estas comemorações, oferecendo aos públicos de todas as regiões do País, incluindo a Madeira e os Açores, um leque muito variado de atividades.

Para acederes ao site oficial clica aqui

quinta-feira, 17 de maio de 2012

DESAFIO Nº5- Problema das meloas

A Maria chegou esfomeada à cozinha e reparou que nesta estava um cesto com meloas, a sua fruta preferida.

Começou a comer e, quando se apercebeu, já tinha comido metade das meloas que estavam no cesto e mais meia meloa.
O Carlos, seu irmão, chegou da escola, cheio de fome, e comeu metade das meloas que restavam e mais meia meloa.
Quando a mãe da Maria e do Carlos entrou na cozinha viu que só tinha uma meloa e reclamou:
- Que dois gulosos vocês são! Eu tinha tantas meloas e agora só me resta uma?!?!
- Tantas, não é bem assim mãe… tenho a certeza que eram menos de 10 meloas- respondeu a Maria.
Descobre quantas meloas estavam no cesto quando a Maria chegou à cozinha.

Publicado pela turma EFA3D

Programa 18 de Maio - Dia da Escola

Manhã

09h00 – Rocha Solidária - Marcha Solidária a favor do Instituto Maria da Paz Varzim
10h30 - Pavilhão da Fraternidade – Abertura das actividades
           - Distribuição do 5º número da revista “A Rocha”
           - Abertura da exposição sobre os 50 anos da inauguração do edifício escolar
           - Início das actividades desportivas:
                       • Torneio de Futebol
                       • Torneio de Ténis de Mesa
                       • Badmington
                       • Aula de dança com concurso (frente à entrada antiga da escola)
                       • Rappel
                       • Slide

12h00 Almoço

Tarde

14h00  • Torneio de Andebol - Pavilhão
            • Torneio de Futebol (continuação)
            • Aula de capoeira
            • Pedy papper do Conhecimento

14h30 - Biblioteca
            • Entrega dos prémios do concurso “O Às da Contabilidade”
            • Entrega dos prémios do concurso “Escritores da Rocha”
            • Escritores de ontem e de hoje

15h30 - Auditório
            • Espetáculo de dança

18h30 - Pavilhão
            • Grupo Coral da Escola Secundária Rocha Peixoto
            • Entrega dos Diplomas de Mérito e do Quadro de Excelência
            • Entrega do prémio, ao melhor aluno do 12º ano, instituído pela Casa do Papel

20h30 – Jantar Comemorativo
            • Entrega da medalha dos 25 anos de serviço a professores e funcionários
            • Entrega de uma lembrança aos professores e funcionários que se reformaram
            • Entrega do Diploma e Troféu do “Professor Honorário”


Leituras, contos e recontos!

Após leituras várias, contos e recontos orais e escritos, o Renato e a Beatriz do 11ºI , o João e o Bruno do 12ºK, apoiados pela professora ...