terça-feira, 30 de outubro de 2012

LER+ Compensa


 PROJETO Ler +                                   LER+ Compensa

 A biblioteca em parceria com o Centro de Novas Oportunidades desta escola iniciou o Projeto Ler+ Compensa. A leitura tem dado lugar a encontros onde se vai muito para além dos livros que lemos!
Já se realizaram três tertúlias bastante interessantes pela diversidade de temas abordados e os intervenientes. As conversas são como as cerejas e assim tem acontecido nestes encontros. O objetivo final tem sido concretizado - ler , ler mais e partilhar! 
Vou dando notícias das próximas tertúlias e estão desde já convidados os interessados.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

22 de Outubro

 Dia Internacional das Bibliotecas Escolares


No dia 22 esteve à conversa com as turmas do 7ºC e B , a escritora poveira Manuela Ribeiro.
A escritora respondeu às muitas questões colocadas pelos alunos, curiosos sobre a sua fonte de inspiração, as personagens dos seus livros e a sua relação com a escrita. "Rosa e o feitiço do mar", o seu ultimo livro é inspirado em gente real da Póvoa, e retrata um pouco do mundo das pescadeiras, com seus pregões. Um grupo de alunos leu , de forma bastante expressiva, uma passagem do livro, que terminou com toda a plateia a cantarolar"O mar enrola na areia"!
A biblioteca, em articulação com as professoras de Português das respetivas turmas, pretendeu assim motivar os alunos para a leitura e para a escrita. O contacto com as palavras ditas e não apenas escritas é uma experiência diferente para os nossos pequenos leitores.

sábado, 20 de outubro de 2012

Segundo os princípios estabelecidos pela International Association of School Librarianship - IASL, o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares... ". O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 22 de outubro como o Dia da biblioteca escolar(RBE) Para celebrar esta data, a IASL propôs, como habitualmente, um tema aglutinador:

BIBLIOTECAS ESCOLARES:  uma chave para o passado, presente e futuro.

Manuel Pina - 1943-2012

 




Ficaram as palavras. Escritor e jornalista do Porto, vencedor do prémio Camões em 2011 escreveu poesia e literatura infanto- juvenil. O  seu primeiro livro de poesia, “Ainda Não É o Fim nem o Princípio do Mundo Calma é Apenas um Pouco Tarde” foi  publicado em 1974  e o último  em 2012 - "Todas as palavras /Poesia reunida" . 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Fenda DIXITAL - Congresso Ibérico

A nossa Escola vai colaborar ativamente no congresso Ibérico sobre o impacto das TIC na comunidade local.
O congresso decorrerá nos dias 23 e 24 de Novembro, no auditório Municipal. Podes obter mais informações na tua Biblioteca Escolar ou acedendo aqui!


A ESCOLA DA MINHA VIDA ESTÁ AÍ!!

O Projeto ESCOLA DA MINHA VIDA pretende acentuar a importância da Escola na prática das profissões e fortalecer a formação pessoal, social e escolar dos jovens complementando e associando esforços com o sistema educativo. A Educação, o Desporto e a Juventude são factores indispensáveis na dinâmica das ações que orientam este projecto.

Podes inscrever-te nas modalidades: Escultura, Olimpíadas da escrita, Banda desenhada, Desenho, Pintura e Multimédia.

Passa na Tua Biblioteca Escolar e levanta a ficha de inscrição. Data limite: 25 de Janeiro de 2013.


terça-feira, 16 de outubro de 2012

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Dobrada à Moda do PortoUm dia, num restaurante, fora do espaço e do tempo, 
Serviram-me o amor como dobrada fria. 
Disse delicadamente ao missionário da cozinha 
Que a preferia quente, 
Que a dobrada (e era à moda do Porto) nunca se come fria. 

Impacientaram-se comigo. 
Nunca se pode ter razão, nem num restaurante. 
Não comi, não pedi outra coisa, paguei a conta, 
E vim passear para toda a rua. 

Quem sabe o que isto quer dizer? 
Eu não sei, e foi comigo ... 

(Sei muito bem que na infância de toda a gente houve um jardim, 
Particular ou público, ou do vizinho. 
Sei muito bem que brincarmos era o dono dele. 
E que a tristeza é de hoje). 

Sei isso muitas vezes, 
Mas, se eu pedi amor, porque é que me trouxeram 
Dobrada à moda do Porto fria? 
Não é prato que se possa comer frio, 
Mas trouxeram-mo frio. 
Não me queixei, mas estava frio, 
Nunca se pode comer frio, mas veio frio. 

Álvaro de Campos, in "Poemas" 
Heterónimo de Fernando Pessoa

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ACABADO DE CHEGAR!

 Este é o mais recente romance de uma jovem escritora que te recomendamos vivamente.
O trabalho precário e  as expectativas dos jovens recém-licenciados são tema central desta história sobre dois jovens jornalistas que..... Tens que requisitar o livro e descobrir!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

DIA MUNDIAL DO ANIMAL




 Parece um lugar comum dizer que os animais são nossos amigos e devem ser protegidos. No entanto, vemos diariamente situações de desrespeito pela vida animal, pelo que é sempre bom lembrar a importância de todos os animais e o seu papel no equilíbrio de todo o ecosistema terrestre. As turmas dos cursos profissionais de Higiene Segurança no Trabalho e Ambiente e Gestão do Ambiente em colaboração regular com a biblioteca organizaram um placard alusivo a este dia, frente à biblioteca. 
É sempre bom lembrar para que não se esqueça!

Bibliopaper - À DESCOBERTA DA BIBLIOTECA


O 7ºA esteve na biblioteca, acompanhado pela professora de Língua Portuguesa e participou no bibliopaper, à descoberta da biblioteca. Formaram grupos e responderam a um questionário que incluía pistas e perguntas sobre o fundo documental da BE. Eles procuraram pintores, jornais escolares e nacionais, escritores portugueses e estrangeiros, ... enfim, uma viagem por estantes e prateleiras para se familiarizarem com o espaço. Pretendeu-se  motivar estes recém-chegados para frequentarem a biblioteca e usufruirem dos seusd serviços. É claro que a prova só terminou com a requisição de um livro. Boas trabalho e boas leituras!

Posted by Picasa

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dia Mundial da Música





Toda a poesia - e a canção é uma poesia ajudada - reflete o que a alma não tem. Por isso a canção dos povos tristes é alegre e a canção dos povos alegres é triste.Fernando Pessoa
DIA MUNDIAL DA MÚSICA

Leituras, contos e recontos!

Após leituras várias, contos e recontos orais e escritos, o Renato e a Beatriz do 11ºI , o João e o Bruno do 12ºK, apoiados pela professora ...