terça-feira, 27 de novembro de 2012

Nós e o ambiente



No âmbito da parceria que tem vindo a ser estabelecida com a Biblioteca da nossa escola, o Curso de Ambiente considerou ser importante continuar a procurar alertar e sensibilizar a comunidade escolar para questões ambientais através, nomeadamente, da sinalização de alguns dias do Calendário Ecológico.
 



 O primeiro dia assinalado foi relativo ao Dia Mundial do Animal, dia 4 de outubro. Para isso realizou-se a pesquisa necessária e, principalmente através de imagens sugestivas, alertou-se para o problema atual e crescente do abandono de animais.





Outro dia sinalizado foi o Dia Nacional do Mar, dia 16 de novembro, em que se alertou para problemas da poluição, mas também se deu a conhecer aspetos positivos relacionados com o mar.







 

No dia 23 de novembro, comemorámos o Dia da Floresta autóctone, a floresta característica de Portugal.
Neste âmbito relembrámos o interesse de dar continuidade ao Projeto Green Cork – que tem como objetivo incentivar a recolha de rolhinhas de cortiça, de forma a possibilitar a angariação de árvores características de Portugal - a plantar em locais que foram afetados, nomeadamente pelos incêndios.




Neste contexto pretendemos dar continuidade a este projeto, de forma a dar o nosso contributo para a preservação do Ambiente.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

FENDA DIXITAL - III Congresso Ibérico

A Escola secundária Rocha peixoto participa este fim de semana no III Congresso Ibérico - Fenda Dixital.
No sábado, dia 24 de Novembro, pelas 11 horas,no Auditório Municipal estaremos numa mesa redonda , onde se discutirá o papel das redes sociais, em geral e dos blogues, em particular,nas comunidadades em que nos inserimos. Participarão nessa mesa os professores Albina Maia e Telmo Aires, com as alunas do curso EFA do anoletivo  anterior, que trabalharam na  construção do blogue da biblioteca..
Programa Fenda Dixital

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

PRECISAMOS DE SI!







 Dar sangue é dar vida, parece frase feita mas é mesmo verdade, literalmente. Por isso, hoje, 15 de novembro, na nossa escola tem lugar mais uma iniciativa de colheita de sangue, em colaboração com o INS. A partir das 15.30, até às 19.30h , poderá fazer a sua parte na causa que é de todos!





Dia da Filosofia

"De filósofo e de louco todo temos um pouco " diz a sabedoria popular. Assinala-se hoje o Dia da Filosofia, por isso sugerimos que passes na Biblioteca e escolhas um marcador alusivo à data e requisites o livro " O filósofo e o Lobo" , verás que vais achar a Filosofia muito mais interessante!
Esta é a história de uma amizade de doze anos entre um lobo e um homem, professor de Filosofia. A solidariedade, a amizade e companheirismo são sentimentos que percorrem toda a história. Não percas.

Leituras, contos e recontos!

Após leituras várias, contos e recontos orais e escritos, o Renato e a Beatriz do 11ºI , o João e o Bruno do 12ºK, apoiados pela professora ...